MULHERES ARTISTAS: histórias, desafios e conquistas em debate

• Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 10h20
  • Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 10h22

É filosofia do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação, Arquitetura e Materialidade Escolar na Amazônia Marajoara (GEPHEAMA) defender as conquistas femininas e a luta por aquilo que ainda precisa ser conquistado para combater a desigualdade de gênero, fenômeno que impacta de forma negativa na vida da mulher. Assim sendo, no dia 08 de março de 2024, Dia Internacional da Mulher, no Auditório Dalcídio Jurandir do Campus Universitário do Marajó-Breves (CUMB), o GEPHEAMA, coordenado pelas professoras Doutoras Eliane Costa (líder) e Vivianne Nunes (vice-líder), da Faculdade de Educação e Ciências Humanas do CUMB, promoveu o encontro intitulado “MULHERES ARTISTAS: histórias, desafios e conquistas em debate”, com o objetivo de estimular e fortalecer o exercício crítico acerca do papel da mulher e seu protagonismo na sociedade brasileira. O evento faz parte do calendário anual do grupo que conta com a participação de estudantes do curso de Pedagogia e professores da rede pública municipal. Registra-se que o evento “Mulheres Artistas”, mediado pela aluna, da turma de Pedagogia 2021, Emely Custódio, contou na mesa de abertura, com a participação do vice-coordenador do CUMB, prof. Dr. Sílvio Pereira, da vice-diretora da FECH, profa. Dra. Cleide Matos e da profa. Dra. Eliane Costa, líder do GEPHEAMA que, também, participou como palestrante, na condição de escritora, ao lado da cantora Vanderleia Furtado, da professora e dançarina Alessandra Marvão e da decoradora Emília Fona Nunes. Estas mulheres partilharam com os presentes parte de suas trajetórias, conquistas e desafios como mulheres e profissionais. Vanderleia e Alessandra nos brindaram, ainda, com uma mostra de seus talentos, Vanderleia cantou a música “Maria, Maria” de Milton Nascimento e Alessandra dançou ao som da música Amazonas meu amor, de Chico da Silva. As músicas que embalaram o evento ficaram por conta da secretária do grupo Suelem Balieiro e Marcos Brenner e do grupo Triumphantes sob a coordenação do cantor brevense Bruno Diego. Na organização do evento destaca-se a participação de Alexandra Silva, Felipe Wanzeler, Railane Borges, Eduardo Castro, Ronald Lobato, Álex Monteiro, Débora Otoni e Geovana Pena.