Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico e Estrutura

Publicado: Sexta, 26 de Outubro de 2018, 18h05 | Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 11h49 | Acessos: 140

A Universidade Federal do Pará instalou-se no município de Breves na década de 1990, inicialmente como um núcleo subordinado ao campus de Soure, oferecendo os cursos de licenciatura e bacharelado em História, em regime intervalar. As turmas regulares iniciaram-se em 1993, com os cursos de Matemática e Geografia.

Ainda na década de 1990, mediante articulações de representações políticas, empresariais, estudantis e de trabalhadores da área de educação, com o apoio de diferentes municipalidades (particularmente Bagre, Gurupá, Melgaço e Portel), uma empresa local cedeu um terreno, em favor da instituição, onde se deu início a construção da base física do recém-criado núcleo, cuja inauguração se deu no ano 2000.

Em 2006, o núcleo passou para o status de campus denominando-se Campus Universitário do Marajó-Breves. A continuação do processo de consolidação da nova unidade deu-se com a implantação do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), em 2009, que possibilitou a realização de concursos públicos e a contratação de professores e técnicos.   

Atualmente, a Unidade oferece quatro cursos de licenciatura – Pedagogia, Letras, Ciências Naturais e Matemática – e um de bacharelado – Serviço Social e possui mais quarenta professores no quadro efetivo e dezenove técnicos.

Fim do conteúdo da página