Lançamento do Livro "Memórias Amazônidas em escavações", autora Eliane Miranda Costa

• Publicado: Terça, 23 de Janeiro de 2024, 17h23
  • Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2024, 17h23

Na noite do dia 22 de janeiro, no auditório Dalcídio Jurandir do Campus Universitário do Marajó-Breves, ocorreu o lançamento do livro “MEMÓRIAS AMAZÔNIDAS EM ESCAVAÇÕES: ocupação e modos de vida entre rios e florestas marajoaras” de autoria da profa. Dra. Eliane Miranda Costa, da Faculdade de Educação e Ciências Humanas do CUMB. O livro socializa dois capítulos da tese de doutorado da autora. A citada pesquisa de doutoramento foi realizada entre 2014 e 2018 no âmbito do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). O lócus da pesquisa foi o rio Mapuá, especiamente, três  comunidades de “pequena escala” (Bezerra, 2011): Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Nazaré e Santa Rita. Nessas comunidades guiada pela História Oral e Arqueologia Etnográfica a autora coletou histórias, memórias e objetos de diferentes temporalidades. Essas fontes analisadas à luz de leituras do campo da Antropologia e da Arqueologia permitiram a autora apreender e narrar no livro publicado os modos como os/as moradores/as do Mapuá interagem e tecem sociabilidades entre rios e florestas e como resistem ao apagamento e silenciamento de suas memórias e patrimônios culturais. Participaram da mesa do cerimonial o prof. Dr. Sílvio Filho, vice-coordenador do CUMB; a profa. Dra. Sônia Amaral, representante da FECH; o prof. Dr. Agenor Sarraf, co-orientador da pesquisa de tese da autora; o prof. Dr. Diogo Menezes Costa, orientador da pesquisa de tese da autora e a profa. Dra. Helena Lima, avaliadora da pesquisa de tese da autora. O evento contou ainda com a participação de  professores e Técnicos administrativos do CUMB, alunos e ex-alunos do curso de Pedagogia da FECH, familiares da autora, amigos e convidados em geral.