Mostra Fotográfica Virtual. Formação docente em imagens: 11 anos do curso de Pedagogia/UFPA/PARFOR.

• Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 17h12
  • Última atualização em Quarta, 18 de Novembro de 2020, 13h20

FORMAÇÃO DOCENTE EM IMAGENS: 11 anos do curso de Pedagogia/UFPA/PARFOR

A coordenação geral do PARFOR/UFPA, juntamente com a coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia/UFPA/PARFOR, torna pública a chamada para mostra fotográfica virtual denominada “FORMAÇÃO DOCENTE EM IMAGENS: 11 anos do curso de Pedagogia/UFPA/PARFOR”, que tem como objetivo selecionar fotografias que destacam professores/as-formadores/as e/ou professores/as-alunos/as em atividades no Curso de Pedagogia, sejam de ensino, pesquisa ou extensão, desenvolvidas no decorrer do curso.

As fotografias serão publicadas em Ebook pela coordenação geral do PARFOR, tendo como organizadoras as professoras Dra. Maria Ludetana Araújo, Dra. Sônia Maria Pereira do Amaral, a técnica Izabel Colares, Profª Nancy Fernandes. Todas as fotografias submetidas passarão a compor o banco de imagens do PARFOR/UFPA e poderão ser utilizadas em documentos oficiais, entretanto, os créditos autorais serão respeitados.

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO

As inscrições são gratuitas e deverão ser encaminhadas exclusivamente para os e-mails ludetana@ufpa.br e soniamaral@ufpa.br no período de 26/10 a 30/11/2020.

Poderão submeter até duas fotografias coloridas ou preto e branco, diretores/as de faculdades, coordenadores de cursos locais (polos, núcleos), professores/as-formadores/as, professores/as-alunos/as e servidores que estiveram em atividades no curso de Pedagogia/UFPA/PARFOR (anos 2009 –2019).

O email deve ser identificado: assunto (mostra fotográfica PARFOR/PEDAGOGIA). A(s) fotografia(s) deve estar em alta resolução e formato jpg. (foto 1, foto 2).

Para cada fotografia, o/a autor/a deverá fazer uma breve descrição, entre 200 a 250 palavras, do contexto em que a imagem foi capturada (ficha em anexo 1). Assim como, produzir um título a ela, informar o local, a fonte e o ano. Exemplo

Título (foto 1): APRENDENDO A CONTAR HISTÓRIAS

Município do Polo ou Núcleo: Breves-Pará

Fonte: Profª Sônia Amaral (2018).

A descrição deve ser produzida em Times New Roman. Tamanho 12, espaço simples, justificado e em um só parágrafo.

A comissão organizadora não aceitará fotografias que contenham cenas de violência, discriminação, uso de drogas ilícitas ou qualquer outra imagem que possa causar constrangimentos e violem os Direitos Humanos.

Os/as autores/as serão os responsáveis pelos registros fotográficos, os organizadores entenderão que com a submissão, houve o consentimento das imagens pelas pessoas fotografadas (preencher anexo 2).

As fotografias que não atenderem as normas apresentadas serão desclassificadas.

A seleção das imagens será realizada por uma comissão formada por 3 (três) professores que fizeram parte do quadro docente do PARFOR, aos quais será vedada submissão para esta mostra.

As fotografias serão avaliadas individualmente obedecendo aos seguintes critérios: a) obediência ao tema da mostra; b) qualidade da imagem; c) criatividade e originalidade.

A comissão poderá aceitar duas fotografias enviadas por um mesmo autor. Assim como, poderá descartar uma ou desclassificar as duas. Entretanto, todas as fotografias passarão a compor o banco de dados do PARFOR/UFPA.

Serão selecionadas entre 25 a 30 imagens para compor a mostra fotográfica virtual, preferencialmente que contemple todas as regiões em que o PARFOR/Pedagogia esteve/está presente: Baixo Amazonas, Marajó, Metropolitana, Nordeste, Sudoeste e Sudeste paraense. Número que poderá aumentar até 40 imagens, caso haja fotografias dentro dos critérios e que façam parte de regiões não contempladas na mostra.

Ao se inscrever o/a participante concordará com todas as orientações apresentadas.

CRONOGRAMA:

Divulgação de chamada: 20/10 a 14/11/2020

Inscrições: 26/10 a 30/11/2020

Resultado: 25 a 27/11/2020

Publicação da mostra fotográfica virtual em forma de Ebook:  dezembro de 2020.

Ficha de Inscrição

Termo de Autorização de Imagem