Programa Redes de Comunidades Ribeirinhas - Seleção de Bolsistas Iniciação Científica - Modalidade Vulnerabilidade Socioeconômica - Edital PIBIC - 2021

• Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 19h08
  • Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 19h10

# Projeto de Pesquisa: O PLANAFE no Marajó e os sujeitos coletivos de direito: entre a falta de efetividade de políticas públicas e o contexto de agravamento da desigualdade social
# Síntese: O projeto de pesquisa quer investigar as razões da ausência de efetividade do PLANAFE (Plano Nacional de Fortalecimento das Comunidades Extrativistas e Ribeirinhas) no âmbito das comunidades ribeirinhas do Marajó Ocidental não obstante ao acúmulo de debates e mobilizações em torno do desenho das políticas públicas para estes segmentos sociais e como tal prática colabora para o aprofundamento da desigualdade social de ribeirinhos e extrativistas que são apenas identificados como recorte específico numa postura tão somente burocrática de registro e informações para banco de dados. Tem-se como hipótese geral a intensificação da padronização de ações unilaterais e centralizadoras das políticas públicas na Amazônia (MATHIS et all, 2016) acentuadas a partir de 2016 com a ascensão do governo neoliberal e privatista que opta por uma ação deliberadamente de cortes e desmantelamento das políticas sociais em detrimento de valorizar os avanços organizativos dos sujeitos coletivos de direitos nas muitas mobilizações nacionais dos direitos socioterritoriais, pautando um debate propositivo somado ao contexto de negação e invisibilidade das populações dos campos, florestas e águas da Amazônia num contínuo movimento estrutural e colonial (CASTRO, 2018; PORTO-GONÇAVES, 2015; GUIMARÃES, 2018).

# Coord.: Eunápio do Carmo (FACSS – Programa Redes de Comunidades Ribeirinhas)
# Vagas: 02 (duas) / Bolsa (PIBEX): R$ 400,00 / Período: 12 meses – início: 09.09.2021, término: 31.08.2022
# Atividades: execução do PLANO DE TRABALHO que subsidia o projeto de pesquisa e integra o Programa Redes de Comunidades Ribeirinhas (PRCR)
# Critérios de seleção: análise do currículo, histórico escolar, desempenho na entrevista e disponibilidade semanal e para as atividades nas comunidades Vila Intel I, Vila Intel II e Magebras (quando necessário)
# Requisitos:
• Ser aluno regularmente matriculado no 4º período em diante dos cursos da UFPA/Campus Marajó- Breves;
• Não ter vínculo empregatício;
• Ter experiência em atividades com comunidades ribeirinhas.

# Período de inscrição: 23.08 a 28.08.21 – encaminhar currículo e histórico escolar para eunapiodocarmo@gmail.com (Ass: Seleção de Bolsista-PIBIC 2021)

# Entrevista: 03.09.21 a partir das 15h (os horários serão informados aos candidatos)
# Resultado: 06.09.21 às 10h
# Cadastro dos bolsistas selecionados no sistema da UFPA (SIGAA): 08.09.21