Lançamento do Ebook 30 anos do Campus Marajó-Breves (UFPA)

• Publicado: Domingo, 28 de Fevereiro de 2021, 18h07
  • Última atualização em Quarta, 10 de Março de 2021, 14h34

No dia 8/03, às 10hs, ocorreu o lançamento do livro 30 anos do Campus Marajó-Breves (UFPA), organizado pelo Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues e Profa. Dra Sônia Amaral, docentes do Campus Universitário do Marajó-Breves/UFPA.

O lançamento ocorreu virtualmente e pode ser assistido no link https://youtu.be/DhZ4I2IAiI0.

O livro reúne 10 trabalhos e conta com mensagem do Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva, vice-reitor da Universidade Federal do Pará. Leitura importante para compreender melhor a importância do Campus Marajó-Breves (UFPA) na dinâmica da região em que existe.

"Esta realidade se torna bem mais instigante no caso aqui colocado que trata da Universidade no Marajó, um arquipélago fascinante, com dimensões geográficas que superam as de territórios de vários países. A Universidade aqui sem dúvida deve ser lugar de Ensino, Pesquisa e Extensão; e sobretudo de apropriação e valorização cultural e social de uma região que carrega valores e sentimentos únicos sobre águas, florestas, animais e pessoas particularmente singulares. O Campus do Marajó-Breves nestes trinta anos tem se constituído em um grande laboratório de produção científica e sistematização de valores sociais, econômicos e culturais que representa o que se convencionou a chamar de Marajó das Florestas congregando um grande número de municípios e populações que vivem na maior cidade do Marajó (Breves) e um grupo de cidades menores, bem como de populações ribeirinhas resultando nesta região única e fascinante.".
(...) (Trecho da Mensagem do vice-reitor - Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva)

SUMÁRIO

Capítulo 1. Os sentidos da universidade pública no Marajó: breve abordagem sócio-histórica
Carlos Élvio das Neves Paes