Programa Direitos Humanos, Infâncias e Diversidade no Arquipélago do Marajó

• Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 17h53
  • Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 08h37
imagem sem descrição.

O programa “DIREITOS HUMANOS, INFÂNCIAS E DIVERSIDADE NO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ” (DHIDAM), inscrita na Faculdade de Serviço Social (FACSS) do Campus Universitário do Marajó/ Breves (CUMB), se constitui em uma proposta interdisciplinar que objetiva fomentar ações de educação em/para direitos humanos, tomando como foco reflexões sobre a infância numa perspectiva da diversidade, ou seja, pensando em “infâncias” em sua pluralidade junto aos presentes e futuros profissionais do Sistema de Garantia de Direitos do Marajó Ocidental e com a comunidade local.

O conceito de Direitos Humanos é amplo e está em constante construção, possuindo um valor estratégico, à medida que contribui para denunciar as desigualdades e as diferentes formas de exploração e opressão experimentada pela maioria da população em sua vida cotidiana. Portanto, as atividades têm como horizonte possibilitar diálogos sobre as problemáticas que atingem a região marajoara, que possui uma população atingida não somente pela pobreza, a fome e com a ausência de água potável e saneamento básico, mas também pela homofobia, o machismo, o racismo e o adultocêntrismo, que atingem diretamente a vida de crianças e adolescentes.

As atividades desenvolvidas são seminários, oficinas, minicursos, vídeos debates e rodas de conversas que têm como centralidade o tema dos direitos humanos das diferentes infâncias marajoaras, indicando as potencialidades da região e de sua população, numa perspectiva de empoderamento e emancipação humana. A fim de formar agentes multiplicadores, temos como público-alvo assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e professores da rede pública, profissionais da área da saúde, profissionais de nível médio do Sistema de Justiça, integrantes de movimentos sociais, além de discentes de instituições de ensino superior e técnico.  As ações extensionistas visam contemplar quatro municípios do Arquipélago do Marajó/PA: Breves, Melgaço, Portel e Curralinho.

O referido programa tem suas ações alicerçadas pelos seguintes projetos de pesquisa e extensão:

- DIREITOS HUMANOS DA INFÂNCIA: a perspectiva dos profissionais da educação pública do município de Breves/Marajó

- DIREITOS HUMANOS E INFÂNCIA NO MARAJÓ: uma análise das ações do Sistema de Justiça dos municípios de Breves, Melgaço e Portel (PA).

- DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE NEGRA NO MARAJÓ: diálogos para combate ao racismo com os jovens do município de Breves (Marajó/PA)

- SER NEGRO NO MARAJÓ: diálogos sobre direitos humanos e diversidade étnico-racial nos bairros periféricos do município de Breves (Marajó/PA)

- INCLUSÃO DIGITAL DE JOVENS NEGRAS E NEGROS NO MARAJÓ: integração entre a Universidade e a comunidade brevense

- SER NEGRO NO MARAJÓ: REGISTROS DE MEMÓRIAS, LUTAS, RESISTÊNCIAS E EMPODERAMENTO.

METAS

- Fortalecer e estruturar grupos de pesquisas sobre infâncias/criança no Marajó Ocidental;

- Realizar Encontros Anuais que promovam o diálogo entre pesquisadores das infâncias/crianças da Amazônia;

- Promover seminários anuais que possibilitem diálogos entre as diferentes instituições e profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente do Marajó Ocidental;

- Fortalecer a parceria com a Defensoria Pública e o Ministério Público para incentivar as denuncias dos casos de violações dos direitos das crianças e adolescentes no Marajó Ocidental;

- Incentivar a articulação do Campus Universitário do Marajó/Breves com as instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente do Marajó Ocidental;

- Realizar trabalhos cooperativos com a Prelazia do Marajó, a Pastoral da Juventude/Marajó, Cáritas Melgaço e a Comissão de Justiça e Paz do Marajó.

EQUIPE TÉCNICA

Profa. Dra. Jacqueline Guimarães (Coordenadora)

Profa. Esp. Maria Oliveira Gomes (Assistente Social/ Colaboradora)

Brunno Aranha e Maranhão (Defensor Público/ Colaborador)