Campanha das Pontes: construindo direitos sobre as águas

• Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 10h37
  • Última atualização em Quarta, 20 de Novembro de 2019, 18h12
  • Acessos: 2547

O Programa Redes de Comunidades Ribeirinhas, vinculado à Faculdade de Serviço Social do Campus Universitário Marajó-Breves, estará realizando no dia 30 de novembro o mutirão "Pontes de verdade: por direitos e dignidade" nas comunidades ribeirinhas Vila Intel II e Magebras com intuito de recuperar 800 metros de pontes que estão em estado precário, prejudicando o cotidiano, dificultando deslocamento e causando graves acidentes as mais de 50 famílias que residem nessas vilas. Para tanto, o Programa lançou a "Campanha das Pontes: construindo direitos sobre as águas" que tem como meta conseguir 300 quilos de prego no formato 3x9 para cooperar no mutirão e viabilizar a meta de restauração das pontes. Os pontos de arrecadação são: Escola Gerson Peres, Escola Maria Elizete Fona Nunes,  Escola Maria Câmara Paes, UNOPAR, UNICID, FAMMA, IFPA, UFPA, UNIP.

As pontes são extremamente importantes para as famílias das comunidades ribeirinhas, pois os rios funcionam como meio de locomoção no cotidiano dos ribeirinhos, seja por meio de barcos, canoas ou rabetas. No entanto em muitas comunidades, as pontes estão totalmente deterioradas sem a mínima condição de uso, causando muitos problemas e acidentes.  A maioria dos moradores não possue algum tipo de transporte para trafegar sobre os rios, e utilizam-se das pontes para ter acesso às escolas, igrejas e, até mesmo, a outras casas. Vale ressaltar que muitas embarcações não conseguem atracar nos trapiches devido as estruturas corrompidas das pontes. Por esse motivo e em conjunto com as comunidades, a Campanha das Pontes é estratégica para condição de vida das comunidades ribeirinhas Vila Intel II e Magebras, garantindo uma locomoção segura dentro das próprias vilas.

O Programa Redes de Comunidades Ribeirinhas  conta com a importante contribuição de todos(as) para o êxito da campanha e do mutirão.